segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Abigail uma mulher Sabia

Todas nós, já ouvimos falar da história de Davi, sabemos que ele foi um homem muito usado por Deus sempre disposto a ouvir e obedecer a Sua vontade, Deus se agradava tanto de Davi que lhe tratava como, ¨o homem segundo o coração de Deus¨.

Como escolhido de Deus Davi tinha uma grande trajetória pela frente, teve que fugir por anos de Saul, enfrentando exércitos e situações que se o próprio Deus não estivesse com ele, ele não suportaria.

Quando falamos de Davi lembramos rapidamente de Mical e Betsabé, as duas mulheres de Davi que são mais citadas pelas pessoas, Mical era insensata, pagã e se importava com aparências e posições, não acrescentando nada de bom para Davi, bem pelo contrario, ela conquistou o desprezo dele quando o afrontou por ele ter dançado em publico na ocasião da entrada da arca a cidade. Também temos Betsabé que foi um dos maiores tropeços de Davi, os dois não resistiram a seus desejos e pecaram, e assim, se desencadeou até a morte de um inocente, trazendo a irá de Deus contra Davi. O arrependimento de Davi foi aceito por Deus, porém ele teve que Colher os frutos de seus pecados, e por isso viveu anos amargos de grande sofrimento.

Fica claro com esses dois exemplos, que as escolhas erradas por mais que no momento não pareçam trazer malefícios, o tempo faz com que venhamos colher os frutos de nossos erros, escolhas e pecados. Mas também precisamos citar Abigail, ela também foi uma das esposas de Davi, e particularmente creio que uma das mais sabias e sensatas.

Abigail antes de ser esposa de Davi, foi esposa de um homem muito cruel, a bíblia diz que ela era sensata e bonita.

¨Certo homem de Maom, que tinha seus bens na cidade de Carmelo, era muito rico. Possuía mil cabras e três mil ovelhas, as quais estavam sendo tosquiadas em Carmelo.Seu nome era Nabal e o nome de sua mulher era Abigail, mulher inteligente e bonita; mas seu marido, descendente de Calebe, era rude e mau.¨ I Samuel 25 , 2-3

Em determinada situação após a morte de Samuel, Davi que no momento estava fugindo de Saul, precisou pedir ajuda para Nabal, mas o mesmo se negou a ajudar com os suplementos que Davi estava precisando para dar a seus soldados.

Davi viu isso como uma afronta e prometeu matar Nabal e todos os de sexo masculino que pertenciam a Ele.

Mas a atitude de Abigail mudou tudo. Ao saber da situação, Abigail logo se apressou para impedir que uma desgraça acontecesse, ela separou os suplementos necessários para entregar a Davi, e ela mesma, com seus servos foi a seu encontro.

"Quando Abigail viu Davi, desceu depressa do jumento e prostrou-se perante Davi, rosto em terra.
Ela caiu a seus pés e disse: Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, deixa a tua serva lhe falar; ouve o que ela tem a dizer.
Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou.
Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que o impediu de derramar sangue e de vingar-se com tuas próprias mãos. Que teus inimigos e todos os que pretendem fazer-te mal sejam castigados como Nabal.
E que este presente que esta tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que o seguem.
Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.
Mesmo que alguém te persiga para tirar-te a vida, a vida de meu senhor estará firmemente segura como a dos que são protegidos pelo Senhor teu Deus. Mas a vida de teus inimigos será atirada para longe como por uma atiradeira.
Quando o Senhor tiver feito a meu senhor todo o bem que prometeu e te tiver nomeado líder sobre Israel, meu senhor não terá no coração o peso de ter derramado sangue desnecessariamente nem de ter feito justiça com as próprias mãos. E, quando o Senhor tiver abençoado a ti, lembra-te de tua serva". 1 Samuel 25:23-31
Abigail, foi muito forte e inteligente, impediu que uma desgraça caísse sobre sua casa e também abençoou a Davi grandemente com sua fé, livrando ele de derramar sangue inocente.

"Davi disse a Abigail: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro.
Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos."1 Samuel 25:32,33
Depois de tudo resolvido, no dia seguinte Abigail contou a seu esposo tudo que havia se passado, ele de tão irado passou mal e ficou com seu corpo duro como uma pedra, alguns dias depois o Senhor o feriu e ele morreu.

Creio que foi atitude de Abigail que fez Deus agir para livra-la de tão grande sofrimento.

Davi havia ficado admirado com A CORAGEM e SABEDORIA de Abigail, e após saber que seu marido estava morto, tomou-a como esposa.

Essa escolha de Davi foi sabia, e tenho plena certeza que Abigail acrescentou muito na vida Dele, mas também fica claro de como Deus cuida dos Seus, Abigail foi valente, se manteve sabia e fiel mesmo convivendo com um homem mau, e Deus a protegeu e honrou sua fé.

São atitudes assim que Deus espera de nós, quantas de nós sobreviveriam passando pela mesma situação de Abigail? Quantas Guardariam a Fé? E Quantas teriam coragem de tomar a atitude que ela tomou?

Creio que poucas, pois na maioria das vezes permitimos que os problemas ao nosso derredor nos sufoquem e neutralizem nossa fé, mas com o exemplo dela percebemos a força que uma mulher sábia possui. Sejamos Sábias.

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada" Tiago 1:5-5
  • Genessi Silva 

0 comentários:

Postar um comentário