sexta-feira, 22 de abril de 2016

O que é então o Nascer de novo?


Continuação do Post anterior ( O novo nascimento)

Primeiro é bom imaginarmos e consideramos o que não é. Vamos olhar para Nicodemos.

Quem era Nicodemos? Fariseu (no sentido de ser membro da seita Judaica), mais conservadora, mais ortodoxa, mais zelosa da lei de Deus que existia nos dias de Jesus. Das seitas judaicas, nós tínhamos os essênios, tínhamos os zelotes, tínhamos os caduceus, tínhamos os erodíamos e tínhamos os fariseus. Grupos dentro do Judaísmo. De todos esses grupos, os Fariseus eram os mais zelosos.

Nos temos um grande preconceito com os Fariseus, porque Jesus os critica de mais, porque os fariseus compunham o cinédreo (Tribunal religioso judaico), e era uma responsabilidade do cinédreo reconhecer a chegada do Messias, quem era o ungido de Deus. Jesus de Nazaré se apresenta, EU SOU O MESSIAS! E os fariseus foram então questioná-lo, foram colocá-lo diante de questões que só o Messias podia responder. E Jesus a todas respondeu com perfeição, mas mesmo assim os fariseus o rejeitaram, porém nem todos os fariseus, porque eles eram estudiosos da lei de Moises, conheciam os critérios mediante as quais o Messias seria conhecido e discernido. E muitos fariseus receberam Jesus como o Messias. 

Nicodemos foi um dos homens, que conhecendo tudo a respeito do Messias, ou quase tudo, percebe e tem uma dedução, uma suspeita de que Jesus seja o Messias. E quando vai falar com Jesus, já diz: Mestre, sabemos e eu sei, que o Senhor fala da parte de Deus, porque ninguém ensinaria do jeito que o Senhor ensina, ninguém faria os sinais que o senhor faz, se não estivesse abençoado por Deus. O que Nicodemos esta dizendo é - TUDO QUE VOCÊ FALA É VERDADE, E TUDO QUE VOCÊ FAZ É UMA DEMONSTRAÇÃO DO PODER DO ALTÍSSIMO, E EU SEI DISSO E TANTO SEI QUE VENHO CONVERSAR CONTIGO, ESCONDIDO PELA ESCURIDÃO DA NOITE, (porque Nicodemos sabia que estava colocando a sua vida e a sua reputação em risco na comunidade de Israel). Portanto aqui nós temos um homem, bem informado, que testemunha a manifestação do poder de Deus, um homem que sabe que Jesus veio do Céu, um homem que sabe que Jesus é singular e extraordinário, e nem por isso Jesus o considera parte do seu reino. E na verdade ele fala a Nicodemos – NICODEMOS VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO.

Digamos que eu Nathalia esteja conversando com uma pessoa e pergunte a ela:
  • Você crê em Deus? E ela responda CREIO
  • E eu pergunte, você crê que Jesus é o Filho de Deus? E ela responda CREIO.
  • E eu pergunte você já viu o poder de Deus se manifestar? E ela diga SIM. 
  • E eu pergunte você freqüenta uma igreja? E ela diga SIM. 
Porém eu digo, mas porque eu to com essa suspeita que você precisa nascer de novo?

Porque é exatamente isso que estava acontecendo com Simão. Um mágico que vivia na cidade de Samaria, ele era um ilusionista e mais do que um ilusionista bem provavelmente Simão era um Bruxo, uma pessoa que mexia com os espíritos, e ele enganava a todos na cidade de Samaria, até que chega Jesus, no Testemunho de Felipe:

“E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
E havia grande alegria naquela cidade”. Atos 8:5-8
E este testemunho de Felipe, chega aos ouvidos de Simão o Feiticeiro Bruxo.

“E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.” Atos 8:13

Isto é Simão CREU, foi BATIZADO, foi DISCIPULADO, e FEZ PARTE DE UMA IGREJA.

Só que chegam Pedro e João e oram pelas pessoas, para que elas viessem a serem batizadas com o Espírito Santo. E as pessoas o recebem, Porém Simão o Bruxo consegue ver que alguma coisa muito extraordinária estava acontecendo com aquelas pessoas, por causa da oração de Pedro e João, então Simão vai até Pedro o apóstolos e diz, - EU TAMBÉM QUERO ESSE PODER, QUANTO CUSTA? Pedro que era um homem que não tinha travas na língua, e tinha um coração impulsivo, quando viu aquele homem dizendo eu quero esse poder, quanto custa? Pedro pastoral e amorosamente disse a ele, - VAI PRO INFERNO!COM O SEU DINHEIRO! PORQUE VOCÊ PENSA QUE PODE COMPRAR A BENÇÃO DE DEUS, VOCÊ PENSA QUE PODE NEGOCIAR COM DEUS, VOCÊ PENSA QUE O DEUS NA QUAL EU ESTOU FALANDO É PARECIDO COM ESSES ESPIRITOS IMUNDOS QUE VOCÊ SERVE E COM QUEM VOCÊ FAZ RELAÇÕES DE TROCA. VOCÊ ESTA CONFUNDINDO O DEUS ALTISSIMO COM SEUS IDOLOS.

“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Sumária recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro”. Atos 8:14-18
“Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade.
Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.” Atos 8:20-24

Evidentemente que Simão não falou assim – MAIS EU ACREDITEI, EU FUI BATIZADO, SOU MEMBRO DA IGREJA, JÁ VI O PODER DE DEUS. Depois dessa, não sabemos para onde foi Simão, mas uma coisa se tornou claro, que não importa a familiaridade com a religião, à familiaridade com o nome de Jesus e a crença que Jesus é o maior poder Espiritual que existe no universo, não significa que esse tal, que assim crer, nasceu de novo.

Em uma das cartaz de Tiago esta escrito o seguinte:


“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.” Tiago 2:19


Você acha que se alguém chegasse para o diabo no dia que Jesus foi para o deserto e falasse a ele, - Você ta vendo Jesus de Nazaré no Deserto, fazendo 40 dias de Jejum, e perguntasse, - Você acha que Jesus é o Filho de Deus? Você acha que o diabo ia responder assim – NÃO SEI TO COM DUVIDA. O diabo sabia com quem estava falando, a quem estava tentando e porque estava fazendo tudo aquilo. Saber a respeito de Jesus não quer dizer muita coisa, ver o poder de Jesus se manifestar não quer dizer muita coisa, ainda assim é necessário nascer de novo.

0 comentários:

Postar um comentário