quinta-feira, 12 de maio de 2016

E o olhar espiritual?

   Quando Deus nos chama para um proposito, não tem como fugir dele.
   Não se questiona Deus. Ainda que não entendemos o porque das coisas no momento, devemos obedecer, sem questionar. A final de contas somos servos, e não senhores.
"[...] Ora, Nínive era cidade mui importante diante de Deus [...] " Jonas 3:3 
   Para Jonas, ali vivia um povo ingrato, pecador, que não merecia o perdão de Deus, nem ter segunda chance. Mas para Deus o povo da cidade de Nínive era muito importante. Sim, para Deus aquele povo, que andava contra os seus preceitos, que vivia de acordo com sua próprias vontades carnais, era um povo importante para o altíssimo.

   Quando o povo ouviu sobre os planos de Deus para aquela cidade através das pregações de Jonas, eles se arrependeram, jejuaram e se humilharam, com o intuito de serem perdoados e livres da ira de Deus. E o que aconteceu? "Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez." Jonas 3:10

   Mas Jonas ficou descontente, se irou, achou desnecessário a ida dele até aquela cidade, para falar sobre Deus aquelas pessoas que receberam tamanha misericórdia. Teve a audácia de chegar até Deus e reclamar de sua ordem, achar alguma coisa, quando sua posição deveria ser só de servo feliz e nada além disso.

   Jonas olhou com olhos físicos, focou no olhar carnal, não percebeu que era importantíssimo Deus usar alguém para fazer o povo daquela cidade se lembrar de Deus. Jonas deveria se alegrar, primeiro pelo fato de Deus contar com ele, e segundo, por aquele povo ter se convertido e assim desfrutar da salvação. Mas ele preferiu a morte em vez de ver a misericórdia de Deus, preferiu ver com olhos carnais, que perdeu tempo, em vez de ver com olhos espirituais como foi uma peça fundamental para ganhar cento e vinte mil almas.
"E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?" Jonas 4:11

2 comentários:

  1. Então tudo que fazemos e vivemos não importa? Calvinista?

    ResponderExcluir
  2. Ninguém é perfeito... Todos estão sujeitos a errar e não cabe a nós julgar. Foi o que DEUS quis mostrar para Jonas. e todo bom servo não questiona e sim obedece.

    ResponderExcluir